Apresentação

Rita Bernardino

Desde que me lembro sempre me interessei pela cura, pelo esotérico e pelo mistério da vida. A facilidade em me lembrar de vidas passadas e ver auras levou-me a começar a usar algumas técnicas intuitivas de cura na adolescência, tais como massagens, limpeza da aura e radiostesia.

Durante a adolescência li Rampa, Baley, Brunton, Blavatsky, Oupensky, Gurdjieff, Omraam, Kardec, Trigueirinho entre outros – tinha a certeza que trabalhar na Cura era o meu Caminho. No entanto, o caminho não foi direto… Após o secundário estudei Relações Públicas e Publicidade e trabalhei numa agência de publicidade durante 5 anos.

Foi nesta altura que começaram a surgir na minha vida vários terapeutas e formadores e comecei a dedicar-me ao Tarot, à Astrologia, à Meditação Osho, ao Jorei e à Massagem Biodinâmica. Mais tarde, fiz outras formações em Massagem Ayurvédica, Kirlian, Radiestesia, Chakroterapia e Reiki. Foi exatamente o Reiki que me fez largar o mundo da Publicidade e dedicar-me totalmente à cura (a minha e à dos outros). Abri, juntamente com a minha amiga Isabel, uma Clínica de Terapias Alternativas e comecei por dar tratamentos de Reiki e massagens (Ayurvédica e Biodinâmica).

Passados alguns meses deixei a Clínica e coadjuvei (durante dois anos) um amigo e mestre de Reiki (Carlos Marques) nos cursos de Reiki e Karuna Reiki. Foi com ele que me tornei mestre de Reiki e Karuna Reiki.

Iniciei então um processo de autoconhecimento e cura interior mais consistente e regular. Comecei a fazer terapia em diversos tipos de abordagem (terapia regressiva, rebirthing, psicoterapia breve e psicocorporal). Por outro lado – ao nível da autoajuda e ajuda interpessoal – li muitos livros e fiz várias formações (em Portugal, Espanha, Inglaterra e País de Gales) sempre com o intuito de alargar a minha forma de abordar a cura tornando-a cada vez mais holística, destacando nesta etapa o Rebirthing e a Terapia Regressiva. Comecei a estudar o “Um Curso em Milagres”, que é para mim a “obra” mais completa no Caminho de autoconhecimento e encontro da Paz e ainda é hoje a minha maior referência.

Tive experiência com diferentes tipos de meditação que alargaram muito o meu horizonte e a forma de encarar a Vida (Zazen, Osho, Vipassana, Raja Yoga e Transcendental) e fiz parte de vários grupos de meditação/desenvolvimento pessoal (Trigueirinho, Alice Baley, Osho, entre outros).

Mais tarde licenciei-me em Psicologia Clínica, pelo ISPA. Isso veio mostrar-me o lado mais concreto e racional da cura, o que me ajudou muito na minha síntese interior de cura holística.

Depois, conheci o João Gustavo e abrimos a Academia Holística OMYORI de forma a chegarmos a mais pessoas. Passados alguns anos o procjeto OMYORI concluiu o seu ciclo de existência e os nossos caminhos seguiram rumos diferentes.

Com o fim do procjeto OMYORI voltei a sintetizar conhecimentos, repensar os cursos e terapias, sempre com o objectivo de ajudar as pessoas de forma mais eficaz.

%d bloggers like this: